Os dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2020 mostram que no país cada brasileiro produziu, em média, mais de 1kg de 'lixo' por dia, 379kg por ano.
Para tornar essa produção mais consciente criou-se a política dos 5 R's para educar de forma mais efetiva sobre o tema.
REPENSAR
Devemos repensar o impacto que causamos no meio ambiente e na sociedade, assim como o impacto do nosso consumo. Hábitos de compra e de descarte fazem parte da nossa vida, por isso é comum fazermos sem questionar em alguns momentos.
RECUSAR
Trata-se de frear nosso pensamento consumista e pensar duas vezes antes de adquirir produtos que não precisamos.
Rejeitar algumas embalagens desnecessárias e sacolas plásticas usando ecobags evita o cenário exposto pela ABRELPE em que 16,8% dos RSU (resíduos sólidos urbanos) são plásticos.
Reduzir
Reduzir desperdícios é uma prática comum e tem um poder enorme sobre nosso lixo produzido e nossa economia doméstica. Principalmente quando falamos em lixo orgânico e sua parcela de culpa na liberação de gases do efeito estufa como o metano.
A montagem de composteiras comunitárias e residenciais tornou-se muito popular nos últimos anos e vem colaborando para reduzir o volume do nosso lixo.
Reutilizar
É usar a criatividade (e a internet) para encontrar novos usos em produtos que pareciam inúteis.
A ferramenta mais comum nestes casos é o artesanato para prolongar a vida de algum produto na nossa vida, além disso, sabemos o impacto social que possui.
Reciclar
É usar um produto como matéria-prima para produzir um novo produto.
Reciclar significa, entre outras coisas, poupar energia de toda uma cadeia produtiva. Não é tão simples quanto pode parecer, mas para materiais como alumínio e vidro (em que a reciclagem vale a pena) é uma solução perfeita e amplamente explorada.
Ainda segundo a ABRELPE, o peso dos metais e vidros no nosso lixo representa cerca de 5,0%, enquanto a matéria orgânica 45,3%.
Finalizando...
Mapear o resíduo que produzimos ajuda entender como ele existe, como poderia ser evitado e como podemos tratá-lo de forma adequada.
Para responsabilizar quem produz surgiram as políticas de logística reversa visando o acompanhamento de todo o ciclo de um produto, da fabricação até o pós-consumo.
Nosso papel enquanto consumidor é estar sempre ligado em como impactamos o ambiente e como podemos reduzir nossa pegada ecológica. A conscientização é fundamental para não ficarmos alheios as mudanças que ocorrem a nossa volta.
Não esqueça de deixar seu comentário abaixo, ele é importante para a gente!
Comments